quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pontos Fixos

Olá Guerreiros e Guerreiras ! Hoje vamos falar sobre Pontos Fixos!
Calma, não estamos falando daquela sugeirazinha incrustada no piso da cozinha. Estamos falando do ponto do gelo e do ponto do vapor.
 
Para facilitar a reprodução das escalas termométricas, costuma-se adotar, geralmente, como pontos fixos, os estados térmicos correspondentes ao gelo fundente e à água em ebulição, ambos sob pressão normal. Estes estados térmicos costumam ser denominados ponto do gelo e ponto do vapor, respectivamente, e constituem os chamados pontos fixos fundamentais.

1° ponto fixo: ponto do gelo - temperatura na qual o gelo e a água permanecem em equilíbrio térmico quando sob pressão normal.
2° ponto fixo: ponto do vapor - temperatura na qual a água entra em ebulição sob pressão normal.

O ponto do gelo nas Escalas são : 

1. Escalas Celsius: o intervalo de 0ºC a 100ºC é dividido em 100 partes iguais, e cada uma das divisões corresponde a 1ºC.
2. Escala Fahrenheit: o intervalo de 32ºF a 212ºF é dividido em 180 partes iguais, e cada uma das divisões corresponde a 1ºF.
3. Escala Kelvin: o intervalo de de 273K a 373K, é dividido em 100 partes iguais, e cada uma das divisões corresponde a 1K. A escala Kelvin é chamada escala absoluta de temperatura. Kelvin propôs atribuir o zero absoluto à menor temperatura admitida na natureza.


Até mais ;)

Escalas Termométricas

BOOM DIA!!!!!!!!(ou boa tarde/noite)



Vamos ver agora as Escalas Termométricas.

Dito e feito!

Escala termométrica é um conjunto de valores numéricos em que cada valor está associado a uma determinada temperatura. 
Como uma escala termométrica é constituída por um conjunto de valores arbitrários, um mesmo estado térmico pode ser representado em escalas termométricas diversas, por vários valores numéricos diferentes. (Como visto em ''Medição de Temperatura'', podemos transformar um valor que está em célsius para fahrenheit  ou kelvin e vice e versa).
Os valores numéricos de uma escala termométrica são obtidos a partir de dois valores atribuídos previamente a dois estados térmicos de referência, muito bem definidos, chamados pontos fixos.

Se você não entende, a gente desenha!



Equação Termométrica

ALOOOOOU MINHA GENTEE!
Se você achou que estava livre das equações pelo simples fato de estar estudando física e não matemática...
Issaê, Faustão.

Mas, calma, a gente te ajuda com as Equações Termométricas!
Ye@h!


Em um termômetro, a grandeza termométrica varia praticamente de modo uniforme com a temperatura. Portanto, com boa aproximação, podemos afirmar que a relação matemática de correspondência entre a grandeza termométrica G e a temperatura T é uma função linear, como podemos ver na figura abaixo. 
Na equação acima, denominada equação termométrica, os parâmetros a e b são características do próprio termômetro, com a≠0. 
Num termômetro clínico, por exemplo, a grandeza termométrica é a altura da coluna. Ao substituirmos o valor da altura desta coluna na equação termométrica, obteremos a temperatura correspondente.





Então minha gente, essa é mais uma daquelas formulas tipo Baskara, de início da até um friozinho, mas depois que você aprende fica fácil. ;) até a próxima pessoal !

Medição de Temperatura

OLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÁ!
O ASSUNTO DE AGORA É MEDIÇÃO DE TEMPERATURA!

Geralmente quando vamos ao hospital a primeira coisa que fazem é medir nossa temperatura com um instrumento chamado termômetro, vamos ver mais sobre a medição de temperatura.

O Termômetro é feito de maneira que o líquido que se encontra em seu interior se expande devido a alta temperatura e quando se encontra a uma baixa temperatura ele se contrai no tubo, criando um movimento de subir e descer conforme a variação de temperatura. Quando um termômetro inicia seu funcionamento devemos observar que ao expandir ou contrair, podemos ver o líquido que encontra em seu interior através do tubo graduado a sua temperatura, nas diferentes escalas termométricas existentes na marcação do termômetro, que na maioria das vezes são: Celsius e Fahrenheit (Sistema Internacional-SI).

Pode-se notar quando é observada a medida da temperatura no aparelho a diferença numérica entre as duas escalas, que podem ser associadas a uma simples transformação realizada através do calculo de uma expressão matemática:
Tc / 5 = (Tf – 32) / 9
onde o valor da temperatura em graus Celsius dividido por 5 é igual ao valor da temperatura em graus Fahrenheit menos 32 dividido por 9. Exemplo: Quanto vale 5°C em °F ?
Tc / 5 = (Tf – 32) / 9
5 / 5 = (Tf – 32) / 9
1 = (Tf – 32) / 9
9 = Tf – 32
Tf = 41°F

Celsius para Fahrenheit

Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit). Também é utilizada a escala termométrica Kelvin, na leitura de temperaturas em instrumentos como o termômetro. No Brasil, a escala termométrica adotada para medir temperaturas é a Celsius (°C), diferentemente dos americanos e alguns outros países ao redor do mundo que fazem a medida em Fahrenheit. A relação de transformação das escalas é de extrema importância uma vez que alguns aparelhos de medida podem aparecer apenas com uma delas. A escala Kelvin, é mais usada em laboratórios e centros de pesquisa, sendo usada em outras áreas também.



Celsius para kelvin

O zero na escala Celsius (0 °C) é agora definido como equivalente a 273,15 K, com uma diferença de temperatura de 1 °C equivalente a uma diferença de 1 K, ou seja, o tamanho da unidade em cada escala é a mesma. Isto significa que 100 °C, previamente definido como o ponto de ebulição da água, é agora definido como equivalente a 373,15 K.
A escala Celsius é um sistema de intervalo, mas não um sistema de relação, ou seja, segue uma escala relativa, mas não uma escala absoluta. Isto pode ser observado porque o intervalo de temperatura entre 20 °C e 30 °C é o mesmo que entre 30 °C e 40 °C, mas 40 °C não tem o dobro da energia térmica de um ar de 20 ° C.

Fahrenheit para kelvin




Um grau na escala Fahrenheit é de 1/180 de intervalo entre o ponto de congelação e o ponto de ebulição da água. O zero absoluto é definido como igual a -459,67 °F.
A diferença de temperatura de 1 °F é o equivalente a uma diferença de temperatura de 0,556 °C.


Leia mais uma vez e relaxe , você consegue ;)

Aqui vai uma dica da equipe do Física INformal, faça uso daquilo que você aprende no seu dia a dia, por exemplo, quando você fizer um bolo (ou sua mãe/pai) diga que o assou a 356 graus Fahrenheit! Ao a 453,1 Kelvins ! :D até a próxima pessoal.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Equilíbrio Térmico.

OOOOOOOOOI GALERA LINDA!
      O ASSUNTO DE HOJE É..TCHAAM TCHAM TCHAM TCHAM...EQUILÍBRIO TÉRMICO!


Hoje de manhã me levantei e fui tomar café. Assim que peguei minha xícara e pus o café, levei a boca e tentei tomar. Como o café tinha acabado de ser passado, estava muito quente e acabei me queimando, depois de feita a burrice lembrei que tinha leite gelado na mesa. Peguei a jarra e despejei na xícara, imediatamente percebi que o café ficou morno, a temperatua ficou equilibrada! Vamos entender como isso acontece:

Hmmmm... Café quentinho.


   Ao misturarmos o leite com o café, a reação de transferência tem início, no início ainda podemos sentir o calor do café em meio ao líquido, mas bastam apenas alguns segundos para a temperatura se modificar. O fluxo de calor se move rapidamente até chegar ao equilíbrio térmico. Será sempre desse jeito, o objeto quente que tentará esquentar o objeto frio.
''Tô com frio'' ''deixa eu te abraçar que passa'', a pessoa quente passa o calor para a ''fria''.

Processos de troca de calor
A transferência de energia de um corpo mais quente para outro mais frio pode acontecer por três modos distintos, sobre os quais falaremos adiante: a condução, a convecção e a irradiação. Na prática a troca de calor entre dois corpos pode até envolver um, dois ou, até mesmo, todos esses três processos. 

CONDUÇÃO:

Quando a troca de calor ocorre entre dois corpos em contato direto ou que estejam unidos por um material condutor de calor, o processo é chamado condução térmica.


Condução. Err, opa, imagem errada.

Agora sim. Assim ocorre a condução.

CONVECÇÃO:

A convecção ocorre quando a transferência de calor é feita através da movimentação do material a ser aquecido.
Perceba que é exatamente isso que acontece no exemplo mostrado. O material que se move pelo ambiente é o ar e, com o movimento, o calor é distribuído pelo cômodo. A movimentação do ar, mais quente e mais frio, cria as chamadas correntes de convecção.

Já parou pra pensar no ar condicionado? Pois é exatamente assim que ele consegue resfriar o ambiente, por meio da convecção.
Quem gosta do friozinho levanta mão \o/

Mas não é só no caso dos gases que pode ocorrer convecção. Com líquidos também pode. Quando se leva ao fogo uma panela com água, estabelecem-se correntes de convecção nesse líquido.
Embora não possamos observar estas correntes diretamente podemos evidenciar a sua ocorrência se jogarmos um pouco de serragem na água. Veremos a serragem se movimentar, seguindo o caminho das correntes de convecção.
Assim que cozinhamos nossas sopas.

IRRADIAÇÃO:

Um terceiro modo de transferência de calor de um corpo mais quente para um mais frio é a irradiação térmica. Ao contrário dos outros dois processos, condução e convecção, a irradiação permite transferência de calor, ou calor radiante. As ondas de calor provenientes do Sol, atravessam uma grande distância, no vácuo, até chegar à Terra e transferir a ela o calor vindo do Sol.

B)

Além do sol, podemos ter como exemplo a fogueira.
Brr.. Nada melhor que um calorzinho.



Enfim, pessoas, obrigada por lerem, e esperamos que tenham entendido. :)





Temperatura

OOOOOOOI GENTE!

Hoje a gente vai falar sobre temperatura. Ou melhor, vamos tentar te explicar de um modo legal o que é essa coisa da física que todo mundo sente na pele - literalmente.
Passado o péssimo trocadilho vamos ao que interessa. SIGAM ME OS BONS!
O Nordeste neste instante.

"Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas."
Se não entendeu a gente desenha.

Ainda não entendeu ? Imagine uma festinha onde só tocaram aquelas musiquinhas de ninar e afins. Quase ninguém dançou, e quem dançou, dançou devagarinho. Quando as moléculas dançam nesse ritmo, lento, chamamos de frio. Agora imagine que alguém colocou Carnage pra tocar, logo as moléculas, digo, pessoas começaram a se agitar muito na festa (até se sentiram com calor!). Quando as moléculas se agitam muito fica quente.

                           Frio                                                                           Quente


Foi isso gente. :D Esperamos que tenham aprendido, até a próxima :D