OOOOOOOOOI GALERA LINDA!
O ASSUNTO DE HOJE É..TCHAAM TCHAM TCHAM TCHAM...EQUILÍBRIO TÉRMICO!
Hoje de manhã me levantei e fui tomar café. Assim que peguei minha xícara e pus o café, levei a boca e tentei tomar. Como o café tinha acabado de ser passado, estava muito quente e acabei me queimando, depois de feita a burrice lembrei que tinha leite gelado na mesa. Peguei a jarra e despejei na xícara, imediatamente percebi que o café ficou morno, a
temperatua ficou equilibrada! Vamos entender como isso acontece:
Hmmmm... Café quentinho.
Ao misturarmos o leite com o café, a reação de transferência tem início, no início ainda podemos sentir o calor do café em meio ao líquido, mas bastam apenas alguns segundos para a temperatura se modificar. O fluxo de calor se move rapidamente até chegar ao equilíbrio térmico. Será sempre desse jeito, o objeto quente que tentará esquentar o objeto frio.
''Tô com frio'' ''deixa eu te abraçar que passa'', a pessoa quente passa o calor para a ''fria''.
Processos de troca de calor
A transferência de energia de um corpo mais quente para outro mais frio pode acontecer por três modos distintos, sobre os quais falaremos adiante: a condução, a convecção e a irradiação. Na prática a troca de calor entre dois corpos pode até envolver um, dois ou, até mesmo, todos esses três processos.
CONDUÇÃO:
Quando a troca de calor ocorre entre dois corpos em contato direto ou que estejam unidos por um material condutor de calor, o processo é chamado condução térmica.
Condução. Err, opa, imagem errada.
Agora sim. Assim ocorre a condução.
CONVECÇÃO:
A convecção ocorre quando a transferência de calor é feita através da movimentação do material a ser aquecido.
Perceba que é exatamente isso que acontece no exemplo mostrado. O material que se move pelo ambiente é o ar e, com o movimento, o calor é distribuído pelo cômodo. A movimentação do ar, mais quente e mais frio, cria as chamadas correntes de convecção.
Já parou pra pensar no ar condicionado? Pois é exatamente assim que ele consegue resfriar o ambiente, por meio da convecção.
Quem gosta do friozinho levanta mão \o/
Mas não é só no caso dos gases que pode ocorrer convecção. Com líquidos também pode. Quando se leva ao fogo uma panela com água, estabelecem-se correntes de convecção nesse líquido.
Embora não possamos observar estas correntes diretamente podemos evidenciar a sua ocorrência se jogarmos um pouco de serragem na água. Veremos a serragem se movimentar, seguindo o caminho das correntes de convecção.
Assim que cozinhamos nossas sopas.
IRRADIAÇÃO:
Um terceiro modo de transferência de calor de um corpo mais quente para um mais frio é a irradiação térmica. Ao contrário dos outros dois processos, condução e convecção, a irradiação permite transferência de calor, ou calor radiante. As ondas de calor provenientes do Sol, atravessam uma grande distância, no vácuo, até chegar à Terra e transferir a ela o calor vindo do Sol.
B)
Além do sol, podemos ter como exemplo a fogueira.
Brr.. Nada melhor que um calorzinho.
Enfim, pessoas, obrigada por lerem, e esperamos que tenham entendido. :)